Hotel Canto das Águas (Lençóis, BA)
Numa curva do rio Lençóis, em um espaço integrado com a natureza na Chapada Diamantina, está o primeiro hotel a receber a certificação de hotel sustentável no Brasil, em 2009. O empreendimento usa soluções ambientais, como construção com madeira de lei e utilização de produtos biodegradáveis.
O Canto das Águas dá enfoque tanto para a questão ambiental quanto para a social. Além de priorizar a mão de obra local e de oferecer programas de capacitação, esse hotel ecológico apoia também iniciativas da comunidade – ONGs da região recebem apoio institucional e financeiro.
Pousada Piuval (Poconé, MT)
Destinos em meio a áreas de preservação como o Pantanal exigem mais cuidados do que o habitual. Por isso é tão importante buscar por lugares como a Pousada Piuval, que organiza passeios de barco e de cavalo, trilhas e safáris – sempre conduzido por guias locais e de maneira sustentável.
Essa antiga fazenda pantaneira, transformada em pousada, adotou medidas como sistema de reuso da água, chuveiros com aquecimento solar e coleta de água da chuva. No âmbito social, desenvolve um trabalho de educação ambiental entre as crianças da região.
Bonito Ecotel (Bonito, MS)
Bonito, o destino mais famoso do Mato Grosso do Sul é referência em ecoturismo graças às políticas públicas e às parcerias público-privadas. Não surpreende que um local como o Bonito Ecotel, pensado desde o início para ser um hotel sustentável, tenha surgido e dado certo.
O eco hotel tem placas fotovoltaicas, que possibilitam a produção da própria energia elétrica, e aquecedores solares, permitindo água aquecida nos chuveiros e na piscina. Outras ideias adotadas por esse hotel ecológico incluem pé direito alto, para maior conforto térmico, e iluminação apenas com lâmpadas LED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário