Parceria Creditas 3

terça-feira, 23 de junho de 2020

Montaña Mágica Lodge, Huilo Huilo, Chile



E para começar nossa lista de hotéis diferentes, a foto explica muito bem: sua estrutura simula uma montanha e possui uma cachoeira artificial que explode às vezes como se fosse um vulcão. Outro detalhe inusitado: a única forma de entrar nesse hotel é pela ponte suspensa que você vê na imagem.

O Montaña Mágica Lodge, com uma piscina coberta e um spa e centro de bem-estar, oferece acomodações em Puerto Fuy. O acesso WiFi está à sua disposição gratuitamente.

Este hotel em forma de montanha está coberto por vegetação e dispõe de uma cachoeira permanente. Os quartos são aconchegantes e apresentam interiores em madeira, vista para o jardim e um banheiro privativo. Um café da manhã diário está incluído.

No Montaña Mágica Lodge, você vai encontrar um restaurante, instalações para reuniões, salão de jogos e um serviço de bilheteira. Além disso, você pode usufruir de uma grande variedade de atividades no local ou nos arredores, incluindo esqui, ciclismo e passeios a cavalo. Para sua comodidade, há um estacionamento gratuito no local.

O Montaña Mágica Lodge fica a 3 km de Puerto Fuy e a 6 km de Neltume.
















quinta-feira, 18 de junho de 2020

Especial Hotéis sustentáveis pelo Brasil

Hotel Rosa dos Ventos (Teresópolis, RJ)

Esse é um daqueles hotéis que proporcionam uma experiência digna de se sentir na Europa. O Rosa dos Ventos fica na Serra Fluminense, numa área de proteção ambiental, onde 18 apartamentos e suítes em estilo alpino estão de frente para um laguinho.

Há anos o hotel vem adotando boas práticas, como horta orgânica, água em garrafas de vidro (de graça!) e painéis solares para aquecimento dos chuveiros. Outra iniciativa exemplar é a separação do lixo. E o lucro obtido com a venda dos recicláveis é revertido para os funcionários do hotel. 


Hotel Fazenda Campo dos Sonhos (Socorro, SP)


Fazer trilhas ecológicas, andar de trator ou charrete, tirar leite da vaca na hora e pescar são algumas das atividades ofertadas no Campo dos Sonhos. O mais legal é saber que boa parte disso tudo pode ser feito por pessoas de mobilidade reduzida; o hotel tem 70% de suas dependências adaptadas.

Esse é um hotel sustentável porque adota diversas ações transformadoras para o meio ambiente, como centro de compostagem, horta orgânica, coleta seletiva do lixo e uso de lâmpadas LED. No aspecto social, prioriza contratar mão de obra local, oferecendo plano de carreira e participação nos lucros.


Mabu Thermas Gran Resort (Foz do Iguaçu, PR)


Esse resort em Foz do Iguaçu é a prova de que grandes empreendimentos também podem trabalhar em prol da sustentabilidade. O Mabu Thermas possui um complexo de 7 mil m² de piscinas e praias de águas termais e põe em prática diversas políticas para redução do consumo de água.

Ao substituir o uso de energia elétrica e de diesel por energia renovável, os custos foram reduzidos em 39% e 6.482 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidos. Essa e muitas outras práticas contribuíram de forma decisiva para que esse tenha sido considerado o primeiro resort sustentável do Brasil.


Cambará Eco Hotel (Cambará do Sul, RS)


Cambará do Sul já é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil – e o Cambará Eco Hotel contribui para esse título. A localização é perfeita e a paisagem é de tirar o fôlego: a caminho do Cânion Itaimbezinho e diante de um grande lago.

Exemplos de ações sustentáveis adotadas? Pois bem, tem placas solares para aquecimento da água e reaproveitamento da chuva, além de que todas as amenidades dadas aos hóspedes são biodegradáveis. As trilhas ecológicas e o plantio de árvores são outras duas atitudes de turismo consciente.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Especial Hotéis sustentáveis pelo Brasil

Hotel Canto das Águas (Lençóis, BA)


Numa curva do rio Lençóis, em um espaço integrado com a natureza na Chapada Diamantina, está o primeiro hotel a receber a certificação de hotel sustentável no Brasil, em 2009. O empreendimento usa soluções ambientais, como construção com madeira de lei e utilização de produtos biodegradáveis.

O Canto das Águas dá enfoque tanto para a questão ambiental quanto para a social. Além de priorizar a mão de obra local e de oferecer programas de capacitação, esse hotel ecológico apoia também iniciativas da comunidade – ONGs da região recebem apoio institucional e financeiro.


Pousada Piuval (Poconé, MT)


Destinos em meio a áreas de preservação como o Pantanal exigem mais cuidados do que o habitual. Por isso é tão importante buscar por lugares como a Pousada Piuval, que organiza passeios de barco e de cavalo, trilhas e safáris – sempre conduzido por guias locais e de maneira sustentável.

Essa antiga fazenda pantaneira, transformada em pousada, adotou medidas como sistema de reuso da água, chuveiros com aquecimento solar e coleta de água da chuva. No âmbito social, desenvolve um trabalho de educação ambiental entre as crianças da região.
 

Bonito Ecotel (Bonito, MS)


Bonito, o destino mais famoso do Mato Grosso do Sul é referência em ecoturismo graças às políticas públicas e às parcerias público-privadas. Não surpreende que um local como o Bonito Ecotel, pensado desde o início para ser um hotel sustentável, tenha surgido e dado certo.

O eco hotel tem placas fotovoltaicas, que possibilitam a produção da própria energia elétrica, e aquecedores solares, permitindo água aquecida nos chuveiros e na piscina. Outras ideias adotadas por esse hotel ecológico incluem pé direito alto, para maior conforto térmico, e iluminação apenas com lâmpadas LED.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Especial Hotéis sustentáveis pelo Brasil

Escolher hotéis sustentáveis para se hospedar é uma maneira de fazer sua parte e de ser um turista consciente. Veja sugestões de hotéis no Brasil de Norte a Sul!
Se você se interessa pelo tema da sustentabilidade já deve saber que esse é um conceito baseado em um tripé: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. O turismo sustentável e os hotéis sustentáveis precisam abraçar essas três vertentes para que possam ser assim considerados.
Existem várias maneiras de ser um turista consciente e uma delas é se hospedar em hotéis que prezem pela sustentabilidade. Os estabelecimentos que seguem essa prática adotam medidas que diminuem os impactos ambientais, priorizam a mão de obra local e fomentam a economia da região com ações específicas.
Em razão da localização, muitos desses hotéis proporcionam experiências diferentes e que podem contribuir para uma viagem mais desacelerada.
Já percebeu, não é? Apenas vantagens! Conheça alguns hotéis sustentáveis para se hospedar no Brasil e comece você também a fazer sua parte.

Uakari Lodge (Tefé, AM)

Imagine uma pousada localizada numa reserva ecológica em plena Amazônia, composta por cinco bangalôs flutuantes e que faz uso de energia solar e da captação da chuva. Somente por isso a Uakari Lodge, situada a 1h de barco e Tefé, já seria uma acomodação de destaque entre os hotéis sustentáveis.

No entanto, essa pousada vai além. A Uakari é referência em turismo de base comunitária. A gestão é compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as comunidades ribeirinhas. A intenção é que até 2022 a população local esteja totalmente capacitada para gerir a pousada totalmente por conta.

Vila Kalango (Jericoacoara, CE)

Difícil encontrar quem venha a Jericoacoara e queira ir embora. Num lugar como o Vila Kalango é tarefa ainda mais difícil. A pousada fica entre os coqueiros nativos de Jeri, numa grande área cuja taxa de construção é de apenas 34%. Conexão pura numa das praias paradisíacas do Brasil!

Dentre as práticas sustentáveis, cabe destacar o estudo dos ventos, o que permite que boa parte das áreas construídas não precise de ar-condicionado. O uso da luz natural e de painéis solares, assim como a reciclagem dos resíduos e a horta orgânica são outras boas práticas adotadas.

Verdegreen Hotel (João Pessoa, PB)

Veja que combinação perfeita: João Pessoa + hospedagem à beira mar + hotel sustentável. O Verdegreen une isso tudo e por uma tarifa acessível. Mesmo em relação a outros hotéis sustentáveis, tem seus diferenciais: bicicletas à disposição dos hóspedes e jardim suspenso no terraço.

Várias outras atitudes contribuem para um turismo mais responsável, como coleta seletiva do lixo nos quartos, reutilização da água e horta orgânica. O Verdegreen é um dos hotéis sustentáveis que também um programa de incentivo: o hóspede que tiver suas sugestões sustentáveis aprovadas e postas em prática ganha 2 diárias!