Não, não é uma mentira e muito menos uma piada. Banksy acaba de inaugurar o projeto The Walled Off Hotel, um hotel repleto de obras de arte assinadas por ele e seus amigos Sami Musa e Dominique Petrin, questionando a existência do muro que divide a Palestina de Israel. A localização é, obviamente, a poucos metros do muro e o hotel está aberto ao público, tanto para passear nas áreas comuns, quanto se hospedar nos quartos disponíveis.
O trabalho de criação, desenvolvimento e reforma durou no total 14 meses, e inclui restaurante, bar, quartos coletivos, quartos privativos e suíte presidencial. Os artistas ainda desenvolveram um museu e uma galeria dentro do espaço, com exposições fixas, que já poderão ser visitadas desde do dia 11 de março. A partir desta data também poderão ser feitas as reservas.
Segundo o site oficial de Banksy, o The Walled Off Hotel ficará aberto durante 2017 - a data marca 100 anos desde a tomada britânica do controle da região da Palestina - ou até quando as pessoas continuarem visitando. Contudo, o artista deixa claro que a construção não tem nenhuma ligação com qualquer grupo político que seja, foi apenas idealizada para contar uma história de ambos os lados do muro.
A proximidade da região de conflito não tira a seguridade do projeto, localizado em um bairro movimentado socialmente, com opções gastronômicas e de entretenimento nos arredores. Além disso, a equipe do The Walled Off Hotel foi treinada para proteger não só as obras de arte espalhadas por todos os ambientes, mas também os visitantes.
Os quartos estão divididos nas categorias Artist, Scenic, Budget ($30 a noite) e Presidential, todos com vista para a cidade, incluindo o muro e as toneladas de concreto presentes nos terrenos adjacentes. Como estamos falando de Banksy, nem a descrição dos quartos escapou de sua ironia politizada. Para a última e mais poderosa opção de estadia, o artista intitula o espaço como um verdadeiro palacete, onde contém tudo o que uma mente política corrupta teria: quadros caros, banheira para quatro pessoas, bar privativo, home cinema, livraria e até cascata d’água.
O feito mistura conceitos de galeria de arte e instalação, fazendo um processo de imersão real do visitante no universo deste conflito centenário. Uma obra real e necessária levando em conta a atual situação social e política do mundo, que parece usar cada vez mais muros para segregar as diferenças e tentar manter o controle sobre uma homogenia monótona e cega. Afinal, como bem colocou Diane Arbus "viver com uma obra de arte é algo diferente, porque você pode vislumbrá-la de canto de olho".
The Walled Off Hotel
Local: Palestina
Endereço: 182 Caritas Street, Bethlehem, Palestine
Data: a partir do dia 11 de março de 2017
Horários: galeria de arte e museu - todos os dias, das 11h às 19h30; piano bar - todos os dias, servindo comes e bebes das 11h às 22h; estadia - datas e reservas através do email reception@walledoffhotel.com
banksy.co.uk
Nenhum comentário:
Postar um comentário